Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Queijo da Serra da Estrela



Considerado um dos melhores queijos do mundo e ícone de Portugal, o Queijo Serra da Estrela tem uma história bem peculiar que se estende por mais de 2.000 mil anos.
Atribui-se aos Romanos, a introdução da fabricação do queijo de ovelha na Península Ibérica. Esses conhecimentos rapidamente chegaram aos Montes Hermínios (actual Serra da Estrela) por razões da Flora Natural existente, do clima e da raça de ovelha Bordaleira nasceu o “Queijo Serra da Estrela”.
Produzido na região Serra da Estrela que tem uma legislação rígida para produzir este queijo ícone lusitano, a D.O.P (Denominação de Origem Protegida), que consiste na utilização do nome de uma região ou país, definidas na legislação da União Européia para designar um produto dela originário cujas características são definidas ao meio geográfico especifico.
A elaboração do legitimo queijo Serra da Estrela D.O.P é feito com leite de ovelha cru, da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo, planta nativa da região e sal, a temperatura fria da serra cria naturalmente condições ideais para uma maturação adequada.

Este fantástico queijo lusitano apresenta uma crosta lisa, fina e bem formada, de cor amarelo palha, com uma textura fechada e mediamente amanteigada (não necessariamente a escorrer). Seus aromas revelam um bouquet suave e no palato ligeiramente acidulado.
Existe ainda o Queijo Serra da Estrela velho, que é obtido através de uma maturação mais prolongada, de no mínimo 120 dias, que lhe proporciona uma textura semi-dura de cor alaranjada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário